Falta de verbas paralisa exploração de diamante
- blogangola
- Dec 18, 2017
- 1 min read
Saurimo - Dez empresas devidamente licenciadas à exploração de diamantes nas diversas zonas da província da Lunda Sul estão paralisadas por falta de verbas para desenvolverem as actividades, informou hoje, domingo, o director provincial da Geologia e Minas, Gildo Massua.

O responsável fez saber que as empresas deviam em primeira estância elaborar projectos concretos e fazer estudos de viabilidade mais aprofundados, para avaliarem as reais condições para a exploração das reservas geológicas em termos de diamantes.
Explicou que o Kimberlito que existe na província da Lunda Sul é muito bom, mas para ser explorado exige investimentos altos e equipamentos de ponta, ao contrário das províncias da Lunda Norte e Malanje que se pode explorar com meios normais.
Aconselhou aos proprietários de empresas licenciadas para o efeito, a trabalhar com bancos comerciais, no sentido de obterem financiamentos para a aquisição de máquinas capazes de explorarem dignamente o diamante e outros minerais.
Acrescentou que a Sociedade Mineira de Catoca continua a explorar diamantes através de meios sofisticados e dá o seu contributo na economia nacional no desenvolvimento da província da Lunda Sul e em vários sectores.
Fez saber que a Direcção Provincial de Geologia e Minas na Lunda Sul controla 36 cooperativas e apenas duas estão em fase de prospecção enquanto as restantes procuram financiamentos para começarem a funcionar.
Comments